Exposição “Romaria-Divino” mostra fotografias de Festas e Romarias de Viana do Castelo

A exposição “Romaria-Divino” foi inaugurada, esta sexta-feira, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa e pela Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro, no Centro Interpretativo dos Caminhos de Santiago pela Costa, no edifício do antigo Hospital Velho, na Praça da Erva, na capital do Alto Minho.

A mostra dedicada à componente religiosa das festas, é a terceira mostra realizada no concelho, no âmbito do projeto lançado, em 2016, pela autarquia vianense para o levantamento, em vídeo e, em fotografia, de festas, romarias, usos e costumes , sendo que futuramente aquele material integrará o acervo do Museu do Traje.

Flávio Cruz é o responsável pela coordenação do projeto de recolha em vídeo e fotografia das Festas e Romarias de Viana do Castelo.

A mostra que abriu, hoje, portas integra 37 fotografias de António Pedrosa, Gonçalo Delgado, João Silva, Luís Lagadouro, Luís Vilaça, Miguel Oliveira, Nuno Sampaio e Rui Fonseca.

Momentos das festas e romarias registados nas freguesias de Mazarefes, Vila Fria, Freixieiro de Soutelo, Meadela, São Romão do Neiva, Vila Mou, Deocriste, Meixedo, São Salvador da Torre, Deão, Lanheses, Vilar de Murteda, Vila Franca e Amonde.

O texto de apoio à exposição e ao respetivo catálogo têm assinatura de Hermenegildo Viana.

Leave a Comment