Cerca de 2.000 atletas no Monção e Melgaço granfondo – A Origem do Alvarinho

Cerca de 2.000 atletas vão participar, no dia 22, no Monção e Melgaço GrandFondo – A origem do Alvarinho. entre eles, João Rodrigues, recente vencedor da Volta a Portugal, Gustavo Veloso, Samuel Caldeira, Tiago Machado, João Benta e Luís Gomes. 

A prova realiza-se este domingo, 22 de setembro, com saída e chegada em Melgaço, englobando minifondo (75 quilómetros), médiofondo (106 quilómetros) e granfondo (130 quilómetros). Será uma experiência inesquecível, à semelhança de um trago de Alvarinho, o mais nobre dos vinhos verdes.

Ao longo do percurso, grupos de bombos e concertinas vão animar os participantes que, na subida a Santo António de Vale do Poldros, poderão visualizar várias placas com frases humorísticas de incentivo e motivação, alertando-os para a dificuldade daquela inclinação.

As frases estão escritas à moda de Riba de Mouro, tendo sido disponibilizadas pela Maria e pela Alda, ambas naturais da freguesia, que estão a trabalhar no sentido de recuperar aquele dialeto local, ouvindo testemunhos e apontando saberes das pessoas mais idosas da freguesia.

No dia anterior, a organização promove uma sessão de autógrafos na tenda Pacto, entre as 17h30 e as 18h30, com João Rodrigues, Gustavo Veloso e Samuel Caldeira. No sábado, será também lançada a semente de futuros campeões com a realização do Monção e Melgaço Granfondo Kids. A participação é gratuita, sendo os pequenos premiados com t-shirt, medalha, bidon e lanche.

No próprio dia, decorrerá uma caminhada 100% solidária. Com número limite de 300 participantes, a inscrição, no valor de 7 euros, dá direito a uma t-shirt da prova e um lanche no final. O valor das inscrições reverte a favor de uma instituição social do concelho de Melgaço, Centro de Dia de Castro Laboreiro. O almoço, esparguete à bolonhesa, será confecionado pelo Chefe Rui Ribeiro.

Leave a Comment