Comunidade Intermunicipal do Alto Minho promoveu conferência em Monção

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), promoveu na terça-feira, em Monção, a 8ª conferência integrada do ciclo de conferências “Alto Minho 2030 – Balanço 2014-2020, Perspetivas & Propostas de Ação 2030”, subordinada ao tema “Um Alto Minho mais próximo dos cidadãos”.

O objetivo deste ciclo de conferências, que decorreu na Biblioteca Municipal de Monção, é promover o debate e a reflexão coletiva sobre as prioridades de desenvolvimento e as principais iniciativas/projetos a concretizar neste espaço regional no horizonte 2030.

Em suma, elaborar uma estratégia de ação para próxima década que sairá de um encontro final, em Viana do Castelo, onde será delineada uma metodologia de atuação suportada em todos os contributos recolhidos nas conferências, cuja realização acontece nos dez concelhos do Alto Minho.

A abertura contou com as presenças do autarca anfitrião, António Barbosa, e do presidente da CIM Alto Minho, José Maria Costa, tendo ambos enaltecido o papel destas conferencias como um instrumento de perceção e execução de um plano sustentado que permite retirar o máximo aproveitamento do próximo quadro comunitário e apoio.

A conferência englobou comunicações relacionadas com os desafios emergentes da educação, as perspetivas futuras de qualificação profissional, a cultura enquanto motor de enriquecimento pessoal e produto turístico e os instrumentos de captação de investimento e fixação de pessoas que a região pode oferecer.

Leave a Comment