Ano escolar arranca em Valença com mais apoios a alunos e famílias

O ano letivo 2019/20, em Valença, continuará a contar com as Atividades de Enriquecimento Curricular, a cargo da Câmara Municipal, nomeadamente as disciplinas de inglês, Artes e Atividade Física e Desportiva, para os alunos do 1º ciclo.

O prolongamento de horário nos Jardins-de-Infância, com atividades de animação e apoio à família, decorrerá entre as 15h30 e as 17h30, a cargo das animadoras sócio-culturais. O pré-escolar contará, também, com aulas de natação, judo e atividade física, para todos alunos dos estabelecimentos públicos e da Santa Casa da Misericórdia.

As cantinas e transportes escolares são assegurados, também, pela Município, com reforço dos circuitos de transporte, prestando um serviço aos alunos com a oferta dos passes escolares até ao 12º ano.

Medidas complementadas com o alargamento da oferta ou comparticipação das fichas escolares, aos alunos até ao 9º ano de escolaridade, desafogando a pressão financeira sobre as famílias. Na Biblioteca Municipal decorreu, ainda, o programa Dar de Volta de troca de manuais escolares usados. As famílias com mais dificuldades financeiras terão, ainda, apoio no material escolar para os seus filhos.

O programa o School 4All, um projeto integrado e inovador de combate ao insucesso escolar, continua a sua ação na comunidade escolar.

A Câmara Municipal, em colaboração com as Juntas de Freguesia, procedeu à manutenção de todos os edifícios dos Jardins-de-Infância e Escolas básicas do concelho. Uma medida que pretendeu capacitar os estabelecimentos de ensino com as melhores condições para a receção à comunidade escolar. A par decorre a bom ritmo a obra de renovação do complexo escolar da EB 2 e 3 de Valença.

As aulas começam, esta sexta-feira, dia 13 de setembro.

Leave a Comment