Mais de 42 toneladas de resíduos urbanos recolhidos durante a Romaria d’Agonia

Durante a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, foram recolhidas 42,84 toneladas de resíduos urbanos, com destaque para 7,01 toneladas de resíduos valorizáveis. Foram assim recolhidas 4,45 toneladas de papel e cartão; 0,82 toneladas de plástico/metal/compósitos; 0,54 toneladas de vidro; e ainda 1,2 toneladas de bioresíduos alimentares.

Recorde-se que, numa campanha conjunta da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), Resulima e Vianafestas, durante os dias da Romaria foi promovida uma ação de sensibilização para a recolha de resíduos para valorização que contou com a participação de mais de 30 voluntários.

Durante estes dias, foram instalados 16 conjuntos de três contentores de 240 litros para recolha seletiva dos resíduos valorizáveis.
O concelho de Viana do Castelo tem registado um aumento da recolha seletiva, já que a separação de resíduos valorizáveis, designadamente papel/cartão, plástico/metal e vidro assinalou um crescimento de 14% no primeiro semestre deste ano relativamente ao mesmo período do ano homólogo, superando o resultado a nível nacional (11%).

Leave a Comment