Orquestra Barroca e maestro violinista Dmitry Sinkovsky apresentam-se a 11 de setembro em Viana do Castelo

A Orquestra Barroca Casa da Música e o maestro, violinista e contratenor Dmitry Sinkovsky apresentam-se, a 11 de Setembro, na Praça da República, em Viana do Castelo.

O concerto encerra a digressão “Orquestra no Património”, uma co-produção Casa da Música, Fundação “la Caixa” e BPI, iniciada a 13 de Julho, na Praça do Município, em Lisboa, e vai passar também por Évora, Porto, Mafra, Braga, Faro e Castelo Branco.

“Orquestra no Património” leva as Orquestras Sinfónica e Barroca Casa da Música a espaços públicos de cidades com grande valor histórico e patrimonial, numa acção que pretende contribuir para a valorização dos centros históricos e fomentar o gosto pela música mais erudita.

A Praça de República, no coração de Viana do Castelo, é rica em elementos históricos, destacando-se o chafariz, os antigos Paços do Conselho e o edifício da Misericórdia, todos datados do século XVI. E é nesta praça histórica que a Orquestra Barroca Casa da Música se apresenta com Dmitry Sinkovsky.

A noite musical começa com uma sinfonia de dança de Rebel, compositor do Barroco francês que foi figura proeminente das cortes de Luís XIV e Luís XV. O ambiente festivo está presente na Música Aquática de Händel, escrita para acompanhar o séquito real britânico em excursão pelo Rio Tamisa. Depois de França e Inglaterra, esta viagem mágica termina em Itália com melodias contagiantes de Vivaldi, numa obra que dá protagonismo a vários instrumentos de sopro e aos tímpanos.

Todos os concertos da “Orquestra no Património”, que conta com o apoio das diferentes autarquias, realizam-se ao ar livre e são de acesso gratuito.

Programa:

BARROCA EM VIANA DO CASTELO
ORQUESTRA BARROCA CASA DA MÚSICA
Dmitry Sinkovsky violino, contratenor e direcção musical

Jean-Féry Rebel Sinfonia “Les éléments”

Georg Friedrich Händel “Qual nave” de Radamisto; “Furibondo spira il vento” de Partenope; Suite em Fá maior de Música Aquática, HWV 348

Antonio Vivaldi Concerto para violino, dois oboés, duas trompas, tímpanos e cordas, RV 562a

Leave a Comment