Atletas do Surf Clube Viana em grande destaque no País Basco

Marta Paço venceu a categoria AS6 Feminino no 1º Campeonato Internacional de Surfing Adaptado do País Basco, que teve lugar em Sopela.

“O meu objetivo era repetir o feito do Europeu, e consegui. Tanto eu como as minhas adversárias fizemos bom surf”, explica a atleta vianense.

Tomás Freitas também chamou à atenção ao posicionar-se em 2º lugar na final de AS TANDEM, com uma diferença de 4.1 pontos para o vencedor, num campeonato que marcou a sua estreia competitiva.

“A minha participação correu muito bem. Muito além das minhas expetativas. Vou continuar a treinar para evoluir”, refere o recém-surfista.

O Txapelketa Surfing Adaptado foi disputado por mais de 50 atletas de vários países, entre os quais Portugal, Japão, Austrália, Havai, África do Sul, Espanha, França e Itália.

“Temos estado dedicados à causa da inclusão social e, agora, estamos a conseguir incluir as pessoas e, em simultâneo, formar atletas de surf adaptado. A Marta Paço foi captada por nós e o Tomás Freitas foi captado no âmbito do projeto “Náutica para Todos” da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Este projeto faz todo o sentido para a dinâmica do clube, pois permite ir à base, às escolas, e, posteriormente, canalizar os jovens para a competição”, explica João Zamith, presidente da direção do Surf Clube de Viana (SCV). Acrescentando, “estes atletas de surf adaptado são dos mais novos a nível mundial, o que significa que têm a possibilidade de terem uma longa carreira desportiva pela frente”.

Na sequência dos bons resultados internacionais conseguidos por estes seus dois atletas, o SCV está a ponderar a sua participação no U.S. Open Adaptive Surfing Championships, a realizar entre 26 e 29 de setembro próximo, na Oceanside, Califórnia.

Leave a Comment