Viana do Castelo e Hendaye celebraram 20 anos de geminação

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, integrou uma comitiva vianense que assinalou, em França, os 20 anos da geminação com Hendaye. Foi, assinado na Câmara Municipal de Hendaye um protocolo que assinala as duas décadas de geminação com Viana do Castelo e com a cidade escocesa de Peebles, numa cerimónia presidida pelo maire de Hendaye, Kotte Ecenarro.

Estes 20 anos de geminação entre Viana do Castelo e Hendaye têm sido marcados pela cooperação entre os dois municípios e por diversos momentos de partilha e colaboração.

A cidade de Hendaye situa-se no extremo sudoeste da França, frente ao Oceano Atlântico. Recorde-se que os primeiros passos desta geminação foram dados em março de 1994, tendo o acordo de geminação sido assinado a 13 de setembro de 1998. Hendaye é uma cidade ligada à arquitetura, mas também às danças, a “pelote” e a gastronomia. Cidade balneária, Hendaye é rica em património natural e construído. O nome de Hendaye terá origem em duas palavras bascas “Handi”, que significa grande e “Ibai”, significando rio.

Diz-se que há uma geminação quando duas cidades decidem unir-se através de um protocolo oficial, para levar a termo ações de intercâmbio nos mais diversos sectores de interesse comum. O primeiro objetivo de uma geminação é o conhecimento mútuo e a realização de atividades que materializam esta vontade.

Da comitiva vianense fizeram parte o Rancho Folclórico do Centro Desportivo e Cultural de Outeiro, o grupo Cantadeiras do Vale do Neiva e uma representação do Viana Remadores do Lima.

Leave a Comment