Pároco de Monserrate manifestou “profunda alegria” pelo anúncio da canonização de Frei Bartolomeu dos Mártires

O Padre Vasco Gonçalves, Pároco de Monserrate, Viana do Castelo, em cuja igreja paroquial (São Domingos) se encontram os restos mortais de Bartolomeu dos Mártires, manifestou, a sua profunda alegria pelo anúncio da canonização do Arcebispo.

“Os santos inspiram-nos sempre a seguir os caminhos de Deus. Num Ano Pastoral em que, na nossa Diocese, nos detemos sobre a evangelização, penso que Bartolomeu dos Mártires nos pode estimular a vivermos em estado permanente de missão”, disse o sacerdote.

Vasco Gonçalves que, além de Pároco de Monserrate é Vigário Episcopal para a Evangelização, Catequese e Doutrina da Fé, diz ainda que a canonização de Bartolomeu dos Mártires é uma graça que a todos pode ajudar na preparação próxima da próxima Jornada Mundial da Juventude que decorrerá em Lisboa, em 2022: “O tema escolhido pelo Papa para a próxima Jornada foi ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”. Este gesto de Maria foi atualizado, depois, pelo Beato Bartolomeu dos Mártires que, ao longo do seu ministério, se levantou e percorreu o território da vasta Arquidiocese, no desejo de anunciar o Evangelho”.

O Pároco anunciou ainda, enquanto diretor do Secretariado Diocesano de Catequese, que, na próxima Assembleia de Catequese da Diocese de Viana, em setembro, Bartolomeu dos Mártires será “declarado” Padroeiro de quantos de dedicam à catequese nesta Diocese, tendo presente o seu esforço evangelizador e, em concreto, o Catecismo que escreveu.

Leave a Comment