Vereadora da CDU na Câmara de Viana apresentou proposta para criação de um Skatepark

Cláudia Marinho, vereadora da CDU na Câmara de Viana do Castelo, apresentou na última reunião camarária, uma proposta para a criação de um Skatepark na capital do Alto Minho.

A Vereadora comunista começou por dizer que “apesar da representatividade da CDU nestes órgãos ser em minoria, esta não implica que se baixem os braços, muito pelo contrário, é com propostas concretas, com questões concertadas e no contacto direto com a população, que a CDU propõe o seu Plano de Atividades Anual a este executivo, que espelha por um lado o que muito mais deve ser feito e por outro, que a eleição de representantes da CDU é de grande responsabilidade e de um compromisso que deve ser honrado.
Dentro de uma serie de ações propostas, apresentadas este ano e em anos anteriores, (inclusive no Conselho Municipal da Juventude), gostaria de destacar, reforçar e propor a criação do tão ansiado SkateparK, pois, continuamos a considerar a sua importância e o seu interesse, para quem pratica a modalidade e para aficionados da mesma”.

Cláudia Marinho referir ainda que “o skate, tem um enorme potencial como desporto urbano de inclusão, pois pode ser praticável por todas as classes sociais, fomenta o espírito de grupo e de socialização. Estes espaços são apreciados como momentos de pratica, aquisição de maior competência técnica, aperfeiçoamento da modalidade, convívio entre pares. Promove e facilita o convívio entre gerações (modalidade praticada por pessoas de diversas idades), impulsiona a amizade, liberdade e a igualdade. Os skateparks fomentam comunidades saudáveis. Para além de todas estas componentes mais socioeducativas, esta modalidade não acarreta grandes custos, na aquisição do equipamento e nem na sua logística”.

A Vereadora comunista esclareceu o executivo, liderado por José Maria Costa, que “atualmente estima-se que existem mais de 100 praticantes regulares de skate em Viana do Castelo e muitos outros não regulares. Cerca de 20 skaters atletas federados (deslocaram-se para Braga por não existir local de treino em Viana). O Skate em 2019 foi o desporto com maior taxa de crescimento em Portugal, a seguir ao Surf e que passará a ser desporto olímpico em 2020. O Skate é utilizado pelos praticantes de Surf, pois beneficia as suas performances no surf. O Skate em Portugal esta sobre alçada da Federação de Patinagem de Portugal e desde 2018, conta com um Campeonato Nacional, com atletas Federados”.

Cláudia Marinho acrescentou que em 2019 foi criado pela nova direção da Federação de Patinagem de Portugal, presidida por Luís Sénica, o Comité de Skate, com o objetivo de dinamizar ainda mais esta modalidade.

Face ao apresentado, “propomos que seja apreciada a proposta da CDU, na componente destinada ao espaço para a criação de um Skatepark em Viana do Castelo e que a mesma seja definitivamente concretizada, para que os jovens e os menos jovens, possam usufrui de um local especifico para a pratica da modalidade desportiva, com condições técnicas, tal como acontece, com qualquer outra modalidade de carácter desportivo”, concluiu.

Depois de apresentada a proposta da CDU, José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, referiu que “existe um plano claro da autarquia para construir um Skatepark na zona envolvente à nova Praça Viana, que em breve será requalificada”.

Recorde-se que no último fim de semana, decorreu o evento “GO Skateboarding DAY” no Largo de São Domingos, onde juntou mais de 100 praticantes da modalidade e suas famílias.

Leave a Comment