Domingos Silva e Vítor Roriz dois vianenses na maior aventura mototurística da Europa

Está a decorrer em Portugal, com alguns vianenses presentes, a maior aventura mototurística da Europa. A 21º edição do Portugal de Lés-a-Lés, liga Felgueiras à cidade de Lagos no Algarve.

Este ano participam mais de 2000 motos e perto de 2100 motociclistas de 16 diferentes nacionalidades, incluindo alguns vianenses, sendo uma das equipas constituída, pelo conhecido fotografo, Vítor Roriz e pelo empresários, Domingos Silva. Os aventureiros fizeram-se à estrada, para desfrutar de um percurso quase integralmente desenhado junto ao oceano Atlântico, que começou no passado domingo em Felgueiras e termina esta quarta-feira no Algarve.

“É uma viagem espetacular, mas ao mesmo tempo muito cansativa, principalmente para um jovem como eu de 71 anos”, disse Domingos Silva à Rádio Geice entre sorrisos.

O empresário do ramo mobiliário, maravilhado, confessou que tem conhecido coisas que nem imaginava que existissem. “Passamos por sítios magníficos com paisagens deslumbrantes, que nem imaginava que existissem. É deslumbrante conhecer os recantos do nosso país desta maneira”.

A travessia de Portugal Continental de moto, é sempre feita longe das autoestradas, SCUT’s, IP ou IC, optando a organização pelas mais pitorescas estradas nacionais e municipais. Os participantes tem a oportunidade de descobrir o que há de melhor no nosso país, das paisagens às gentes, e dos monumentos à gastronomia.

A edição 2019 do Portugal de Lés-a-Lés tem um tema bem definido, e por isso quando não andar junto ao mar, estará a descobrir rios e ribeiros, espelhando não só a missão de dar a conhecer os recantos mais discretos do País como a preocupação ambiental da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal.

Com elevadas preocupações ecológicas, e depois do contributo para reflorestação das áreas ardidas em 2016 e 2017 com distribuição de árvores autóctones e uma forte campanha de sensibilização efectuada em 2017 e 2018, a edição de 2019 serve de divulgação do Projeto Rios+ uma iniciativa que aposta na chamada de atenção das populações, das autarquias, proprietários e empresas locais para a preservação e requalificação das linhas de água do nosso país.

Leave a Comment