“Feel the Wake in Viana” promoveu wakeboard em Viana do Castelo

O evento “Feel the Wake in Viana”, que decorreu no fim-de-semana, promoveu o wakeboard em Viana do Castelo.

A iniciativa marcou a abertura do ano de wakeboard e realizou-se pela primeira vez na capital do Alto Minho, proporcionando três dias e experimentação e provas de competição, contando com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Tratou-se do evento de abertura do calendário nacional de Wakeboard, com a primeira prova do campeonato nacional de barco, organizado pela Associação Portuguesa de Wake e com homologação da Federação Portuguesa de Motonáutica e contou com os melhores atletas nacionais. Ao todo, 74 atletas participaram no evento e na modalidade de Wakeboard Barco.

O wakeboard é um desporto aquático praticado com uma prancha tipo snowboard, puxado por um barco. Foi inventado nos Estados Unidos e inicialmente praticava-se com uma prancha de surf com fixações. Surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias de pouca onda. Foi assim que surgiu a ideia do wakeboard, mais precisamente no ano de 1979, quando o norte-americano Tony Finn, inventou o “skurfing”.

Este desporto tornou-se popular no mundo todo e, a partir daí, novos modelos foram sendo construídos e aperfeiçoados, até a chegada, em 1988, da Hyper XP, uma prancha criada pelo norte-americano Herb O Brien e pelo havaiano Eric Perez, capaz de permitir maior velocidade e aproveitamento das manobras. Com essa prancha o havaiano sagrou-se campeão mundial.

Leave a Comment