Câmara de Viana aprovou abertura de concurso para executar ampliação da rede de distribuição de águas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou ontem, por unanimidade, a proposta para a abertura do concurso público que irá permitir executar a empreitada por lotes da ampliação da rede de distribuição de água nas freguesias de Deocriste, Deão, Portela Susã e Nogueira, num investimento superior a 1.5 milhões de euros, no âmbito de uma candidatura ao POSEUR – Ciclo Urbano da Água”.

O concurso aprovado tem por base uma candidatura apresentada a fundos comunitários no âmbito do Ciclo Urbano da Água – operações promovidas por entidades gestoras agregadas, incidente na ampliação da rede de água e rede de drenagem de águas pluviais já aprovada. Em causa está a ampliação da rede de distribuição de água nas freguesias de Deocriste e Deão, da ampliação da rede de distribuição de água na freguesia de Portela Susã e da ampliação da rede de distribuição de água da freguesia de Nogueira.

Estima-se que o investimento ultrapasse os 1.5 milhões de euros e integra o pacote de investimentos da empresa Águas do Alto Minho, que junta os sistemas de águas dos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira.

Esta gestão integrada vai permitir melhorar a qualidade e a sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais através do reforço do investimento e da captação de novos fundos comunitários para a região, servindo uma população residente de 204 mil habitantes nos sete municípios envolvidos e abrangendo 5 400 km de redes.

O objetivo desta parceria 100% pública é melhorar a qualidade e sustentabilidade dos serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais na região do Alto Minho através do reforço do investimento e da ampliação de captação de fundos comunitários.

Leave a Comment