Viana dá nome a nova revista que promove internacionalização da cidade

“Viana” é o nome da nova revista que visa “promover a cidade, atrair congressos e eventos, turistas e investimento nacional e internacional para a capital do Alto Minho”. A revista foi apresentada, pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, no Hotel Flor de Sal.

“Viana do Castelo precisava de um elemento físico de promoção. Uma revista ‘premium’ apontando o que de temos de melhor. Precisava de ser um vínculo de comunicação com boa apresentação técnica, com qualidade fotográfica e de impressão”, sublinhou o autarca.

José Maria Costa, que falava no hotel Flor de Sal durante a apresentação aos jornalistas do primeiro número da revista Viana, explicou que a publicação bilingue (português / inglês), tem fotografias de António Homem Cardoso e do fotógrafo de Viana do Castelo, Arménio Belo.

Os textos são assinados pelo ex-embaixador Seixas da Costa, pela escritora natural de Viana Castelo, Marlene Ferraz, e do poeta, intérprete de música tradicional e cantador ao desafio Augusto Oliveira Gonçalves, localmente conhecido como Augusto Canário.

José Maria Costa adiantou que a publicação, com uma tiragem de 5 mil exemplares, terá duas edições por ano (primavera/verão e outono/inverno) e que, o próximo número, será também traduzido em francês, japonês e chinês.

José Maria Costa disse que “a revista vai ser distribuída pelas unidades hoteleiras e em todos os eventos onde o município marcar presença”.

“Espero que a revista seja bem recebida e que, acima de tudo, cumpra a sua função. Promover a cidade e o concelho e ser um veículo de novos eventos, novos turistas e novas realidades para Viando Castelo”, referiu.

José Maria Costa referiu que a revista “generalista e de divulgação dos ativos do concelho”, integra a estratégia de internacionalização de Viana do Castelo “como espaço de realização de eventos nacionais e internacionais”.

“A aposta na Cidade Congressos está a resultar e está a ser consolidada. Ano após ano vamos encorpando o conjunto de eventos e já somos procurados por instituições nacionais e internacionais”, destacou, referindo que, até final do ano, Viana do Castelo acolherá “23 congressos e 52 provas desportivas, muitas delas internacionais, e grandes eventos culturais que atrairão milhares de pessoas”.

Estamos a desenhar Viana do Castelo para ser uma cidade competitiva, inovadora que consiga captar realizações de âmbito nacional e internacional que possam ajudar a desenvolver projeto

Entre os congressos e eventos destacou o 31º congresso da Associação de Hotelaria de Portugal, que vai decorrer de 20 a 22 de novembro, o II simpósio da União Astrofísica Internacional, entre 03 a 07 de junho e o Internacional Conference on Structural Engineering Dynamics – ICEDyn 2019, entre 24 e 26 de junho, promovido pelo Instituto Superior Técnico.

No âmbito desportivo realçou, de 20 a 26 de maio, na Praia do Cabedelo, o primeiro campeonato europeu de surf adaptado, o Euro’Meet 2019, o Viana World Bodyboard Championship, na Praia da Arda, em Afife, de 26 a 29 de setembro, a Taça do Mundo Kayak Sky, de 06 a 07 de julho, o Campeonato Nacional de Wakeboard e, pela primeira vez, no rio Lima a 31 de julho, a Discoveries Race 2019, promovida pela Confraria Europeia da Vela, que sairá de Viana do Castelo em direção às Canárias, Espanha.

Em setembro, Viana do Castelo receberá a abertura da Semana Europeia do Desporto, em outubro, uma Exposição de Filatelia e o Congresso Mundial da Academia do Bacalhau.

Leave a Comment