Louça regional de Viana dá mote a criações de alunos do Colégio do Minho

O Museu de Artes Decorativas, em Viana do Castelo, vai acolher, no sábado, pelas 22h00, a apresentação de criações de cerca de 100 alunos do Colégio do Minho, que se inspiraram na louça regional da cidade.

Os trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do projeto escolar criado por Isabel Lima, professora de Educação Visual e Educação Tecnológica.

Segundo a responsável, esta iniciativa que conta com o apoio da autarquia de Viana do Castelo, pretende celebrar o Dia Internacional dos Museus na capital do Alto Minho, “fomentando o papel destes espaços como herança cultural e como parte integrante das comunidades”.

Isabel Lima explicou que “as peças de louça regional de Viana com motivos religiosos, florais, brasões de famílias antigas de Viana e reproduções dos séculos XVII e XVIII, serão apresentadas numa narrativa artística contemporânea, no dia 18, pelas 22h00, no Museu de Artes Decorativas.

A professora “levou os alunos a explorarem a história artística da louça pintada à mão da cerâmica regional de Viana e investiu na construção da identidade deste património, através da criação e da intervenção comunitária”.

O projeto conta com a parceria com do pelouro da Educação e Qualificação, Cultura e Património, Turismo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, município que é membro da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas.

Esta “associação tem como objetivos a defesa, valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre associados, nomeadamente a nível da conservação do património”.

Visa ainda, “a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea, o incentivo de relação de cooperação e intercâmbios entre os municípios associados a nível nacional ou na rede europeia”.

Leave a Comment