Santa Marta de Portuzelo organizou 5º Concurso de Produtos da Terra e workshop de arroz doce

Decorreu na antiga escola de Fonte Grossa o 5º Concurso de Produtos da Terra de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo. Estiveram a concurso 9 vinhos brancos, 9 vinhos tintos, 12 chouriços, 8 presuntos e 3 broas. Foram apresentados, um total de 41 produtos, por 20 produtores.

Na categoria, Melhor Broa, o primeiro lugar foi para Paulo Amorim. No segundo posto ficou Manuel Negrão Antunes e em terceiro, Cecília Mesquita.

O Melhor Presunto, pertence a Rosa Oliveira, o segundo a António Louro e o terceiro a Paulo Amorim. No chouriço venceu Marta Paredes Silva, no segundo lugar ficou Rosa Oliveira e no terceiro António Louro.

Na categoria de Melhor Vinho, Rogério Costa venceu com o melhor vinho branco, o 2º lugar foi para o vinho de Pedro Gama e o terceiro para o mesmo produtor.

O Melhor Vinho tinto pertence a António Louro, o segundo a João Alberto Araújo e o pódio ficou completo com o vinho tinto de Rogério Costa.

O júri foi constituído por onze personalidades, representando as várias áreas e produtos a concurso, dando credibilidade aos resultados obtidos. O júri foi unânime a considerar que os produtos, de uma forma em geral, têm mais qualidade, comparativamente aos anos anteriores.

Paralelamente decorreu um workshop de arroz doce, orientado pela D. Ana Maria, para promover tão boa iguaria, com muita tradição na freguesia de Santa Marta. No final os participantes levaram uma travessa de arroz doce para o almoço.

Leave a Comment