Teatro do Noroeste participa em Festival de Teatro Amador na Galiza

No âmbito do Projeto PLATTA, Plataforma Transfronteiriça de Teatro Amador, a TEIA, Teatro Em Iniciativa Associativa, rede cultural dinamizada pelo Teatro do Noroeste – CDV esteve presente em Zamora, Espanha, nos dias 29, 30 e 31 de março e estará em O Carballiño, na região espanhola da Galiza, nos dias 10, 11 e 12 de maio.

A importância de sair para o exterior e trabalhar com uma visão mais global do teatro amador é o ponto de partida desta plataforma à qual o Teatro do Noroeste – CDV associou o seu Projeto Comunidade e a TEIA, perspetivando o desenvolvimento de um trabalho cultural que visa a revitalização da prática lúdica do teatro amador no concelho de Viana do Castelo.

Na edição galega do Festival Transfronteiriço de Teatro Amador que a PLATTA realiza, o Teatro de Balugas com a peça Pão Nosso foi selecionado para representar Portugal no certame. A peça, distinguida com o prémio de Melhor Espectáculo na 31.ª edição do Festival de Teatro Popular de Barcelos foi escrita e encenada por Cândido Sobreiro e aborda, de forma teatral e poética, o ciclo do pão na freguesia de Balugães.

O festival de 10, 11 e 12 de maio inclui ainda ateliês de leituras dramatizadas da obra Morreu a Tia Maria de Xosé Prada, vencedora da edição galega do I Prémio de Teatro Breve PLATTA, que será traduzida para castelhano e português, assim como publicada pela Revista Galega de Teatro.

Leave a Comment