Viana do Castelo acolhe filmagem de “El Santa Isabel” o Titanic galego

O concelho de Viana do Castelo foi escolhido para a gravação de algumas cenas da longa-metragem “El Santa Isabel”, que a produtora nacional Take 2000 está a desenvolver em coprodução com Espanha. Trata-se de um drama histórico, que narra os feitos heroicos de três mulheres que, no final dos anos 20, salvaram cinquenta sobreviventes do naufrágio de um navio na costa da ilha de Sálvora, na Galiza, num incidente que ficou conhecido como o Titanic galego.

Este é já um projeto selecionado e finalista em vários festivais e prémios de cinema. As filmagens acontecem esta semana na Piscina Municipal de Barroselas, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Film Commission criada pela autarquia vianense. O filme, rodado entre a Galiza e Viana do Castelo, conta com um elenco espanhol de luxo, entre os quais Nerea Barros, Óscar Martinez e Unax Ugalde.

Dirigido por Paula Cons, o drama inspira-se no naufrágio que aconteceu a 2 de janeiro de 1921. “El Santa Isabel”, um barco de vapor que se dirigia a Buenos Aires com 260 emigrantes no seu interior, afundou-se na costa em frente à ilha de Sálvora. María, Josefa e Cipriana foram as três jovens que se lançaram ao mar numa pequena embarcação tradicional para salvar o número maior de pessoas possível.

A gravação deste filme integra a política da Câmara Municipal de Viana do Castelo de apoio às produções audiovisuais no concelho, o que justificou a criação de uma Film Commission. A VianaFilm oferece, para além de um clima favorável, diversidade de cenários, paisagem natural e cultural riquíssima, excelentes acessibilidades e oferta hoteleira de excelência, diversas vantagens que vão desde a isenção de pagamento das taxas de ocupação do espaço público/ municipal; agilização dos procedimentos de emissão de licenças/ autorizações; e apoio logístico por parte dos serviços municipais – reserva de estacionamento, limpeza, cortes de via, entre outras.

Recorde-se que Viana do Castelo acolheu, nos últimos anos, a gravação dos filmes “Tiro e Queda”, “Assalto ao Santa Maria”, “O Cônsul de Bordéus”, “Sentidos da Vida”, “9 Dedos” e “As mil e uma noites”. No que toca a telenovelas, foram filmadas no concelho as produções “Os Lobos” e, recentemente, “A Herdeira”, tendo ainda sido registados em Viana os documentários “O Alto do Minho” e “A Herança”.

Leave a Comment