Oito escolas de Viana do Castelo distinguidas com “Selo Escola Amiga da Criança”

Foram oito, as escolas de Viana do Castelo que viram os seus projetos distinguidos com o selo Escola Amiga da Criança, na primeira edição desta iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do Psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas que concebem e concretizem ideias extraordinárias para um desenvolvimento mais feliz da criança no ambiente escolar.

O Centro Escolar das Lagoas foi destingido na categoria “Projetos extracurriculares”, a EB de Ponte de Lima no
“Envolvimento da família e comunidade educativa”, a EBS de Arcozelo em “Alimentação, Higiene e Ambiente”, a AE Pintor José de Brito, na “Formação cívica”, a EB 23 Frei Bartolomeu dos Mártires, na categoria “Envolvimento da família e comunidade educativa”, a EB de Santa Marta de Portuzelo, também reconhecida pelo “Envolvimento da família e comunidade educativa”, a EB Vila Franca, nos “Espaços de recreio e convívio” e a Escola Secundária de Monserrate, nos “Projetos extracurriculares”

Até ao dia 5 de abril, direções, professores, pais e alunos de escolas podem candidatar-se* à segunda edição da iniciativa Escola Amiga da Criança, que reconhece, partilha e estimula projetos educativos nas seguintes categorias: Alimentação, Saúde e Ambiente; Cidadania, e/ou inclusão; Digital; Envolvimento família/comunidade; Espaços Escolares; Segurança; e Atividades extracurriculares e/ou interdisciplinares.

As candidaturas podem ser submetidas através do site https://www.leyaeducacao.com/escolaamigadacrianca/ que posteriormente serão analisadas por um júri. O vencedor do projeto ganha cinco mil euros em livros LeYa, o projeto distinguido em cada categoria ganha 500 euros também em livros LeYa para as bibliotecas das escolas e ainda a distinção/selo para todas as escolas cujos projetos se distingam.

Esta iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais visa distinguir Escolas Amigas da Criança, convidando as escolas a participarem com ideias extraordinárias que concebem e concretizam, para melhorarem as suas condições de funcionamento, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar.

Todas as escolas portuguesas, públicas ou privadas, do ensino pré escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos de ensino básico e do ensino secundário podem participar.

Este selo procura distinguir e premiar ideias extraordinárias em seis categorias:

1) Segurança
2) Espaços de recreio e convívio
3) Alimentação, Higiene e Ambiente
4) Formação cívica
5) Envolvimento da família e comunidade educativa
6) Projetos extracurriculares

Como devem ser apresentadas as ideias?

– As ideias submetidas à Comissão de Avaliação devem seguir a estrutura do Anexo 1. A ideia deverá ser brevemente descrita e ser apresentada acompanhada de imagens, vídeos ou hiperligações e da respetiva identificação da Escola e pessoa de contacto.

– As candidaturas deverão ser enviadas por e-mail, para escolaamigadacrianca@gmail.com, bem como questões inerentes à iniciativa.

Leave a Comment