Desfile da Mordomia da Romaria d`Agonia este ano sem paragem na Câmara

Em 2019, devido ao calendário, a Romaria da Senhora d`Agonia prolonga-se por cinco dias, de sexta a terça-feira (16 a 20 de agosto), o que obriga a “alguma imaginação” na programação. O Desfile da Mordomia, que se passou a realizar à tarde, mantém-se este ano, com a saída agendada para as 16:00 de sexta-feira (16 de agosto), do antigo Governo Civil. Contudo, a novidade deste ano consistirá nos cumprimentos à edilidade da parte da manhã, que é a essência do próprio desfile, conforme dita a tradição.

“Para conferir maior dinamismo ao desfile e rigor ao momento dos cumprimentos, vamos fazê- los da parte da manhã, na Câmara Municipal e no fim do desfile ao Digníssimo Bispo da Diocese de Viana, Dom Anacleto Oliveira. Isso tornará o desfile, pelas ruas da cidade, mais fluido e sem paragens até ao Largo de São Domingos”, explicou António Cruz, Presidente da Comissão de Festas.

Este ano vão realizar-se quatro noites de fogo-de-artifício, mantendo-se o Cortejo Histórico-etnográfico no sábado, a Procissão Solene em Honra de Nossa Senhora d’Agonia no domingo à tarde e a tradicional Procissão ao Mar e ao Rio na terça-feira, o último dia da festa.

Leave a Comment