Paredes de Coura promove Paisagem

A matéria imagética proporcionada pela Paisagem de Paredes de Coura, bem como as ligações de afinidade criadas entre a dimensão do território, da palavra e da imagem são o ponto de partida para o laboratório de fotografia ‘Viagens Na Minha Terra’, integrado no pré-programa do “REALIZAR:poesia 2019” que acontece em Paredes de Coura.

Nesta ‘masterclass’ com Augusto Brázio e Nelson d’Aires, que decorre ao longo de oito datas até 31 de março e com o apoio do Município de Paredes de Coura, serão realizados e selecionados trabalhos dos formandos fotógrafos, para serem posteriormente apresentados ao público num evento integrado na programação do “REALIZAR:poesia 2019”.

O programa do laboratório parte de um conjunto de assuntos determinantes para a produção fotográfica e de um projeto pessoal. Cada assunto será lecionado pelos fotógrafos Augusto Brázio e Nelson d’Aires, de acordo com a sua reconhecida experiência nos âmbitos temáticos a desenvolver.

A juntar à possibilidade de compreender os aspetos próprios da fotografia, o conjunto das sessões do laboratório permitirá a construção de projetos pessoais, reforçados pelo contacto e pela partilha permanentes entre os formandos e os fotógrafos autores envolvidos neste programa.

Entre todos os formandos serão selecionadas fotografias, que posteriormente serão entregues a alguns dos poetas que passarão pelo “REALIZAR:poesia”, para que estes desenvolvam matéria literária a partir das fotografias escolhidas. A apresentação pública das fotografias, com leitura dos poemas, acontecerá num evento que fará parte da programação do “REALIZAR:poesia 2019”, a acontecer entre os dias 25 e 28 de Abril.

Paredes de Coura é o primeiro e único município do país até ao momento a dispor de um Plano de Paisagem, que depois de já ter sido apresentado no “European Landscape Forum 2018 – Civilscape”, na Alemanha, perante o auditório internacional no Conselho da Europa do qual faziam parte Michel Prieur e Michael Dower, ambos redatores da atual Convenção Europeia da Paisagem, foi também mais recentemente distinguida com a menção honrosa no âmbito do Prémio Nacional de Paisagem atribuído pelo Ministério do Ambiente.

Leave a Comment