Associação “Macau no Coração” celebra Ano Novo Chinês com traje à Vianesa

Exibindo trajes à Vianesa, a Associação de Danças e Cantares Portugueses “Macau no Coração” participou em Zhuhai nas celebrações do Ano Novo Chinês, atuando da forma que melhor sabem, para que as tradições minhotas nunca se percam.

Zhuhai – qual “Mar de Pérola” – constitui uma cidade situada na província de Cantão, limitando a sul com a Região Administrativa Especial de Macau, com a qual se encontra ligada através da Ponte Flor de Lótus, inaugurada um mês antes da transferência do território para a soberania da República Popular da China.

Em 1999, aquando da transição da administração portuguesa para a chinesa organizaram-se grandes festividades e a tradicional dança folclórica portuguesa foi escolhida como sinal de amizade, uma lembrança da presença portuguesa na cultura local. Assim foi criada, com a intenção de se manter uma expressão cultural diversificada em Macau, a Associação de Danças e Cantares Portuguesa Macau no Coração, um grupo de dança folclórica portuguesa, que continua a promover a cultura portuguesa em Macau e pelo mundo fora.

Gradualmente, graças a um grande empenho, a Associação de Danças e Cantares Portuguesa Macau no Coração, foi conquistando fama, tendo sido elogiado pela dedicação e profissionalismo evidenciado nos espectáculos. O reconhecimento deste grupo já ultrapassa as fronteiras locais, tendo recebido convites de muitas cidades chinesas como Pequim, Xangai, Nanjing, Changchun, Hong Kong e da Formosa, bem como de países como o Japão, a Coreia do Sul, as Filipinas e os EUA. Esta Associação também já marcou presença em alguns eventos em Portugal.

Leave a Comment