Apresentada moeda com os espigueiros do Lindoso

No âmbito das moedas comemorativas 2018, a Casa da Moeda procedeu à cunhagem de um exemplar alusivo aos Espigueiros do Noroeste Peninsular, integrado na série “Etnografia Portuguesa”, com uma imagem dos Espigueiros de Lindoso, um dos ex-libris do Concelho de Ponte da Barca. A sexta e última moeda desta série foi apresentada nas portas do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), em Lindoso.

Além dos autores, os escultores Isabel Carriço e Fernando Branco, estiveram presentes nesta sessão o Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, o Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional da Casa da Moeda, Gonçalo Caseiro, e um vasto público. A moeda conta com um valor facial de 2,50 euros e tem edição limitada a 60.000 moedas.

“Esta moeda representa o reconhecimento a Lindoso e à sua identidade, valorizando o nosso património e promovendo e divulgando o nosso concelho”, disse na ocasião o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, deixando um agradecimento à Casa da Moeda por esta iniciativa.

A cerimónia terminou com uma visita ao Castelo e à eira comunitária de Lindoso, a maior do país, com o seu vasto conjunto de espigueiros.

Leave a Comment