Sé de Viana do Castelo inaugurou espaço de culto e cultura

Foi inaugurado o Núcleo Expositivo e de Acolhimento da Sé de Viana do Castelo. A valência, inaugurada pela diocese de Viana do Castelo, quer afirmar a ligação entre o culto e a cultura da Sé, de acordo com o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira.

A intervenção da Sé de Viana do Castelo implicou a instalação de um núcleo de receção, espaço expositivo e sala de projeção de conteúdos multimédia, para além das respetivas zonas de apoio, visando garantir o acolhimento qualificado dos visitantes, bem como permitir uma melhor interpretação de contextos histórico-culturais.

Na cerimónia, marcou presença a Secretária de Estado da Cultura que salientou a relação entre a Conferência Episcopal e o Ministério da Cultura, numa aposta num caminho de preservação da memória.

Já o Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, realçou a importância destes projetos que procuram fazer das Catedrais espaços de culto, mas também de interpretação e vivência cultural.

Integrada no programa geral de valorização da Sé de Viana do Castelo, nomeadamente no que concerne ao projeto de reabilitação da ala sul do conjunto edificado, esta intervenção desenvolvida pela Direção Regional de Cultura do Norte e pelas estruturas diocesanas de Viana do Castelo decorreu no âmbito da Operação Rota das Catedrais no Norte de Portugal, cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020.

Leave a Comment