Câmara atribuiu Utilidade Pública ao Viana Remadores do Lima

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, hoje, por unanimidade, em reunião ordinária, a atribuição da Declaração de Utilidade Pública ao Viana Remadores do Lima(VRL). A proposta assinada pelo vereador do Desporto, Vítor Lemos vai ser enviada para publicação em Diário da República.

No documento, o executivo municipal explica que o Viana Remadores do Lima, fundado a 21 de março de 2012, resultou da fusão estratégica internamente assumida de duas associações desportivas relevantes no panorama desportivo local e nacional, o Clube Náutico de Viana (CNV), fundado em 1936, e a Associação de Remadores de Competição (ARCO), fundada em 1977.

Ambas as instituições desportivas eram detentoras do Estatuto de Utilidade Publica.

O CNV era detentor do Estatuto de Utilidade Pública desde 20 de novembro de 1984 (Diário da República – II Série n°264), enquanto o ARCO era detentor do mesmo desde 28 de setembro de 1989 (Diário da República – II Série n°244).

O Clube Náutico de Viana foi agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo em 9 de agosto 2006 pelo Secretario de Estado da Juventude e do Desporto.

Segundo a proposta, “a Associação de Remadores para a Competição – ARCO foi agraciada com o diploma de Mérito Desportivo em 01 de agosto de 1984, atribuído em conjunto pelo secretario de Estado do Desporto e Câmara Municipal”, sendo que, “em janeiro 2008, ambos os clubes receberam a Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal”.

“O VRL tem consolidado o seu estatuto de referência desportiva na modalidade do remo a nível nacional, através da conquista de inúmeros títulos nacionais, destacando-se como o clube referência do remo a nível regional e nacional, com 34 atletas a sagrarem-se campeões nacionais em todas as categorias, conquistando o 1º lugar do ‘ranking’ nacional de clubes na época 2016/2017 depois de nas épocas 2015/2016 e 2017/2018 ter alcançado o segundo lugar”, adianta a proposta do vereador do Desporto.

O documento assinado por Vítor Lemos acrescenta que “alguns dos seus atletas tem marcado presença em diversas provas internacionais e integrado a representação nacional nas últimas épocas”.

“Fruto de um trabalho técnico dedicado, vários atletas integraram as seleções nacionais que participaram na Taça do Mundo, Campeonatos do Mundo Sub 23, Campeonato de Europa Júnior e Coupe de la Jeunesse. Em janeiro 2019, destaca-se o título alcançado, por André Pinto ao serviço do Viana Remadores Clube, de Campeão Europeu Júnior de Remo Indoor”, acrescenta.

A proposta destaca ainda “o intenso trabalho realizado fez com que o clube tenha hoje 213 atletas federados nos diferentes escalões, enquadrados por técnicos credenciados e dirigentes dedicados”.

“No intenso trabalho desenvolvido por esta coletividade, e no âmbito do projeto “Centro de Mar”, em estreita parceria com a Autarquia, é realizada, nos últimos anos, a “Regata internacional de Fundo”, que conta já com seis edições e a participação de centenas de remadores oriundos de diversos países”, refere.

Para o executivo municipal, “o Viana Remadores do Lima é um parceiro fundamental no sucesso do Projeto das “Náuticas nas Escolas ” desenvolvido pela Câmara Municipal em parceria com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, promovendo as atividades náuticas nas aulas curriculares de Educação Física e Desporto Escolar com mais de 2.200 alunos, no presente ano letivo”.

“O Viana Remadores do Lima, revela disponibilidade para colaborar com as mais diversas as coletividades, na dinamização e promoção de hábitos de vida saudáveis, bem como numa política de integração social. O VRL mantém ativos protocolos com a APPACDM, IRIS Inclusiva – Associação de Cegos e Amblíopes, AMA – Fundação de Autismo e o IPVC – Instituto Politécnico de viana do Castelo”, adianta o documento hoje aprovado por unanimidade.

Leave a Comment