500 árvores de espécies autóctones foram plantadas na Serra da Padela

No âmbito da Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu recentemente a plantação de 500 árvores de espécies autóctones na zona do Chão da Rita, na Serra da Padela, em Carvoeiro. Esta plantação contou com a participação de cerca de 70 voluntários, que incluíam membros da Associação Padela Natural, Baldios de Carvoeiro e Barroselas e a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Barroselas.

Nesta ação, tal como nas outras quatro realizadas desde novembro de 2018 e que permitiram a plantação de mais de 5000 árvores em 10 hectares, as espécies plantadas foram nativas portuguesas, como o pinheiro bravo, bétulas, aceres e carvalhos.

As espécies autóctones foram fornecidas pela Quercus, no âmbito da candidatura Geoparque Litoral de Viana do Castelo – 2ª fase, ao Programa Operacional Regional Norte 2020, estabelecida em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima e a Junta de freguesia de Vila de Punhe. Vários dos carvalhos plantados foram germinados pelos alunos do Centro Escolar de Barroselas no âmbito do programa curricular de ciências naturais.

A Serra da Padela é anualmente alvo de desenvolvimento de um conjunto de iniciativas de caráter ambiental, como ações de reflorestação, e de caráter desportivo, promovidas pela Associação Padela Natural. Já o Conselho Diretivo do Baldio de Barroselas e o Conselho Diretivo do Baldio de Carvoeiro exercem funções de silvicultura preventiva através da limpeza de caminhos, de pavimentos e manutenção de pontos de água.

Leave a Comment