5 dicas para a criação de conteúdos eficazes

A criação de conteúdos eficazes é essencial, independentemente do tipo de negócio que tem. Se quer efetivamente relacionar-se com o consumidor, e conseguir aumentar as suas vendas, nada melhor que investir nesta estratégia.

Damos-lhe 5 dicas simples que pode começar a analisar nos dias de hoje. Dessa forma, irá ter já uma noção do que poderá fazer. Nem sempre é simples criar conteúdo. Se você já trabalha com esta área à algum tempo, sabe que a criação do mesmo tem um impacto gigante na obtenção de ranking no Google. Leia as nossas 5 dicas.

5 dicas a considerar para criar conteúdos eficazes:

1 – Atue para um nicho de mercado

Os bons empreendedores sabem que um negócio lucrativo é aquele que se centra em nicho de clientes e não nas grandes massas (um bom exemplo disso é o dropshipping).

Assim sendo, é muito mais simples criar conteúdo para um determinado público-alvo que seja homogéneo, e que tenha interesses em comum, do que estar a criar algo para pessoas com interesses bastante díspares.

Ter um produto que lhe permite centrar-se em determinados conteúdos fará com que o processo de pesquisa de tópicos para desenvolver seja muito mais fácil e proveitoso.

2 – E-books

Os e-books são a nova “moda” no que respeita conteúdo original e de qualidade. Estes podem ser utilizados como forma de atingir um determinado número de leitores, ou até como estímulo de venda ou angariação de bases de dados.

Uma grande maioria dos empreendedores já está a utilizar esta técnica e a obter resultados bastante interessantes com a mesma.

É importante ressalvar que a maior parte das pessoas gosta de coisas gratuitas, e se o processo demorar menos de um minuto, acabam muitas vezes por descarregar o mesmo nem que seja por curiosidade.

Salientamos ainda que se quer fazer um e-book é importante que crie algo com muito valor para o seu público-alvo, que aborde os temas mais aprofundadamente.

Uma boa opção pode ser questionar a sua comunidade (através das redes sociais) quais os temas que gostariam de ver abordados.

3 – Serviço de escrita profissional

Se acha que não consegue fazer sozinho ou que não tem tempo para dedicar á criação de conteúdos originais e informativos, que possam despoletar o seu site de forma orgânica nos motores de busca, o nosso principal conselho passa por recorrer aos serviços de escrita profissional.

Quando se trata de criar conteúdos, é importante ter em conta que os mesmos não estão apenas limitados aos meios de comunicação escritos.

Os mesmos podem e devem abranger diversos meios de comunicação, desde conteúdos escritos a conteúdos áudio, passando por conteúdos gráficos, tais como ilustrações, fotografias e desenhos digitais.

A maioria dos proprietários de sites poderá estar demasiado ocupada para fazer estas coisas, ou poderá não ter as competências necessárias para criar, de forma brilhante, banners para os seus sites e páginas que sejam apelativas para os leitores, e estes são os principais motivos que os levam a recorrer ao trabalho criativo de terceiros.

4 – Envolva os leitores

A grande maioria dos proprietários de negócios online (sejam sites ou blogs) necessita de rentabilizar o seu conteúdo e dependem inúmeras vezes do fato de os visitantes regressarem ao site.

Uma boa alternativa para envolver os leitores com o site passa por ter uma parte de comentários onde os leitores expõem as suas dúvidas e sabem que vão obter resposta às mesmas.

Assim sendo, se quer manter e desenvolver um número amplo e abrangente de leitores é importante que interaja com eles o máximo possível (pode ser no site, nas redes sociais, através de resposta aos emails…).

Coloque perguntas, e se lhe colocarem perguntas a si, responda. As pessoas que publicam comentários no seu blog são muito mais propensas a acederem novamente se se aperceberem do seu interesse pelos seus comentários ou perguntas.

Não se esqueça de se colocar no lado do leitor. Pense que se estivesse no lado dele, também iria querer obter uma resposta.

5 – Mantenha o site atualizado

Manter o site atualizado não é uma questão que se resolve somente a criar conteúdos. Se vende os seus produtos, certifique-se que os mesmos são novos, bem como atuais (a não ser que tenha uma loja vintage não faz sentido vender produtos que já se encontram desatualizados).

Utilizar técnicas modernas para comercializar os seus produtos, tal como publicar fotografias e recorrer a galerias interativas para permitir que os utilizadores possam manuseá-los virtualmente, são apenas alguns exemplos de como fazer com que a sua loja online se torne mais atrativa para os seus clientes atuais e potenciais.

Salientamos que a criação de conteúdos eficazes necessita de dedicação e de planeamento. Se gosta de redigir os seus próprios conteúdos e se é capaz de lidar com a carga de trabalho que se prende com uma escrita regular, ótimo.

Agora já sabe as nossas 5 dicas para criar conteúdo de qualidade. Invista nesta estratégia, e garantimos-lhe que não se vai arrepender.

Artigo patrocinado

Leave a Comment