Orçamento de 107 milhões de euros para Viana do Castelo aprovado em Assembleia Municipal

Foi aprovado, em Assembleia Municipal, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019 para o município de Viana do Castelo.

O maior orçamento de sempre ascende aos 107 milhões de euros, correspondendo a 89,5 Milhões da Câmara Municipal e 17,1 Milhões dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo, com um investimento direto a ultrapassar os 30 milhões de euros.

Os grandes motores do Plano de Atividades para o próximo ano correspondem aos acessos rodoviários ao porto de mar, a reabilitação urbana, o alargamento das redes de água e de saneamento básico, a requalificação das escolas e a coesão social e territorial.

O documento aprovado em Assembleia Municipal vai exigir um enorme esforço municipal para garantir a componente nacional das candidaturas comunitárias já aprovadas para a educação, reabilitação urbana e redes de infraestruturas de água e saneamento, permitindo desta forma que Viana do Castelo aproveite bem os programas e incentivos comunitários do Portugal 2020.

As Grandes Opções do Plano para o exercício de 2019 reafirma as linhas de atuação de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na economia do mar, mas também numa administração e numa gestão muito rigorosa dos dinheiros públicos e de grande esforço na poupança corrente, como dois fatores determinantes da capacidade de garantir mais investimento no concelho.

Leave a Comment