Obra literária “Deficientes das Forças Armadas – A Geração da Rutura” vai ser apresentada em Viana

No próximo sábado, dia 10 de novembro, pelas 10h00, na Sala Couto Viana da biblioteca municipal será apresentado o livro “Deficientes das Forças Armadas – A Geração da Rutura” da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA).

A apresentação da obra, com prefácio de Eduardo Lourenço, estará a cargo de José Manuel Lages, coordenador científico do Museu da Guerra Colonial.

A história da Associação dos Deficientes das Forças Armadas confunde-se com a própria luta dos deficientes da Guerra Colonial pelo reconhecimento dos seus direitos e está ligada à explosão coletiva decorrente da queda do regime ditatorial do Estado Novo. É esse fecundo movimento, iniciado ainda antes do 25 de Abril, em ligação com o Movimento dos Capitães, que este livro procura fixar, trazendo ao conhecimento público o percurso de vida dos deficientes das Forças Armadas e a sua luta tenaz e intransigente pelo direito a uma vida digna numa sociedade democrática.

O livro que já foi apresentado em diversas cidades, nomeadamente Chaves, Faro, Lisboa e Porto aborda, entre outros, temas tão diversos e relevantes como os efeitos destruidores da Guerra Colonial; a mobilização coletiva dos deficientes das Forças Armadas para verem reconhecidos os seus direitos; a organização e implantação nacional da ADFA; as ameaças à coesão associativa e as formas como foram superadas; a ação internacional da ADFA; a luta continuada pela plena cidadania e a participação ativa na construção de uma sociedade pacífica, estável e mais justa.

Notícias relacionadas

Leave a Comment