Viana do Castelo lança projetos de alimentação saudável no Dia Mundial da Alimentação

Na próxima terça-feira, dia 16 de outubro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo lança dois projetos de promoção de hábitos de alimentação saudável,para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. O projeto Mercado na Mesa e o projeto Nutrir Ideias, vão ser desenvolvidos até 2020, em parceria com o Serviço de Nutrição e Alimentação da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

O projeto Mercado na Mesa consiste na criação de oportunidades formativas com vista à promoção de um estilo alimentar saudável e sustentável ao longo da vida, materializando-se na disponibilização de um programa de workshops de alimentação saudável, a decorrer no Mercado Municipal de Viana do Castelo, uma vez por mês. Os workshops destacam a sazonalidade dos produtos, o consumo de pescado, as porções alimentares e os modos de confeção saudáveis, tendo como objetivos promover a adoção de um padrão alimentar mediterrânico e capacitar os cidadãos para a adoção de comportamentos alimentares saudáveis e protetores da saúde e do ambiente, a nível individual e familiar.

Já o projeto Nutrir Ideias consiste na dinamização de sessões de sensibilização/ capacitação sobre temas relevantes na adoção de uma alimentação saudável, destinando-se a pessoas de diferentes estratos socioeconómicos e etários, nomeadamente, migrantes, idosos, desempregados, entre outros. O objetivo passa por contribuir para a melhoria da literacia alimentar e nutricional da população do concelho de Viana do Castelo e facilitar o acesso a informação qualificada sobre consumos alimentares saudáveis e protetores face a doenças não transmissíveis.

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação 2018 o Mercado Municipal de Viana do Castelo acolhe, às 18h00, o Workshop Receitas Rápidas para o Jantar – Sabores do Outono, dinamizado por um chef de cozinha e um nutricionista. Neste workshop estará ainda presente a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, com a “Campanha de Olho no Rótulo”. O workshop é de participação gratuita (inscrições através de apoio.csaudavel@cm-viana-castelo.pt ou 258 809 300).

Dentro das comemorações, os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo vão, entre os dias 16 e 19 de outubro, levar a temática do Desperdício Alimentar a 14 escolas do concelho com base no livro digital da Fundação Calouste Gulbenkian “O Tio Desafio”, das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Notícias relacionadas

Leave a Comment