Viana do Castelo: Bandeira da União Europeia hasteada nos Antigos Paços do Concelho pelos alunos da ETAP

Os alunos da ETAP, Escola Profissional, numa iniciativa do Clube Europeu daquele estabelecimento de ensino, assinala este mês de maio, os 60 anos da assinatura dos Tratado de Roma com a iniciativa “Semana da Europa”.

Esta quarta-feira, três alunos, daquele estabelecimento de ensino, hastearam a bandeira da União Europeia, numa cerimónia que aconteceu nos Antigos Paços do Concelho em Viana do Castelo e que foi presidida pela vereadora da coesão social, juventude, voluntariado e serviços urbanos, Carlota Borges .

 No Ano Europeu do Património Europeu o momento pretende também chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa e motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

Neste âmbito da semana da Europa, o Museu de Artes Decorativas tem patente, até 11 de maio, a exposição “Anne Frank: Uma história para hoje”.

 Todos os anos, no Dia da Europa, no mês de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data, comemorada a 9 de maio, assinala o aniversário da Declaração Schuman, que este ano também será comemorado pelas delegações da União Europeia em todo o mundo com a realização de atividades e eventos durante todo o mês de maio.

Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Defendia, assim a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

Leave a Comment