Projeto: “Grande Rota Peneda-Gerês” apresentado esta sexta-feira na Porta do Mezio

Pelas 15h30 desta sexta-feira, na Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, será realizada uma sessão de apresentação e esclarecimento sobre o traçado da Grande Rota Peneda-Gerês. O objetivo desta sessão, organizada pelo município de Arcos de Valdevez, é discutir com o público e permitir aos interessados fazerem-se ouvir eventuais sugestões para a realização deste projeto.

Esta Grande Rota tem como objetivo ligar vários trilhos pedestres espalhados pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, de forma a melhorar as condições de visitação da área. Pretende-se, através da implementação deste percurso com cerca de 200 km, que se torne a infraestrutura principal para a visita à área protegida. Com este projeto, espera-se ter um aumento de cerca de 5000 visitantes por ano no Parque Nacional.

Na sessão, que se pensa durar cerca de uma hora, será apresentada uma proposta de traçado da Grande Rota Peneda-Gerês e haverá ainda espaço de debate para que a população residente, as empresas e as entidades locais possam fazer valer as ideias que estas possam ter e assim contribuir de forma ativa para a decisão do traçado.

Este projeto é cofinanciado pelo NORTE 2020, enquadrando-se no objetivo temático “Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos” e no objetivo específico definido para a Prioridade de Investimento no Programa Operacional “Promover a valorização da excelência do património cultural e natural no contexto de estratégias regionais distintivas de desenvolvimento turístico”.

O trabalho de implementação da Grande Rota está a ser articulado com os Conselhos Diretivos dos Baldios, assim como os Municípios de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre, e ainda com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas do Parque Nacional Peneda-Gerês (ICNF/ PNPG).

Notícias relacionadas

Leave a Comment