Arcos de Valdevez: “12 Trilhos 12 Experiências” arranca este domingo em Sistelo

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez divulgou, em comunicado, o programa para a edição deste ano do “12 Trilhos 12 Experiências” da Ardal-Porta do Mezio. Como o nome indica, este programa inclui 12 trilhos diferentes que irão decorrer uma vez por mês até ao fim do ano, exceto o mês de maio no qual a prova está prevista para dia 20. A primeira prova vai realizar-se já este domingo.

A escolha para estrear esta edição foi o Trilho do Miradouro de Sistelo. Apelidada “o pequeno Tibete português”, a aldeia de Sistelo em Arcos de Valdevez, uma das sete aldeias maravilha de Portugal, é famosa pelos seus socalcos.

O início da prova será pelas 9 horas e terá uma distância de 5 quilómetros. O encontro dos participantes será às 8h30 no Nature4 que se localiza, mais precisamente, nas coordenadas GPS – 41°50`43.94“N; 8°25`02.76“O. Sendo um percurso classificado como “fácil”, prevê-se que a duração deste ronde as 3 horas. No fim da caminhada, irá ainda decorrer um piquenique de convívio entre os participantes.

A iniciativa “12 Trilhos 12 Experiências” pretende levar a população a caminhar, desfrutar e dar a conhecer inúmeros tesouros das montanhas, aldeias, vales, rios e florestas da Ardal-Porta do Mezio, que pretende também favorecer um espírito de companheirismo do grupo e convidar à descoberta.

Tal como nos anos anteriores, será ainda criado um “Passaporte do Pedestrianista”. Cada participação num dos trilhos dá direito a um carimbo no passaporte e, com seis carimbos, os participantes ficarão automaticamente habilitados para um sorteio que será realizado no fim do programa.

Os prémios serão um fim de semana para dois numa unidade de alojamento local, um passeio todo o terreno para dois, no Parque Nacional Peneda-Gerês e um dia para uma família no Parque Aventura da Porta do Mezio.

As inscrições, tanto para esta primeira prova como para o piquenique, poderão ser feitas online, no site da Porta do Mezio, por email para o endereço portadomezio@ardal.pt ou por telefone para o 258 510 100 até às 16 horas de sábado. No caso do trilho, a inscrição tem um custo de 8 euros para os adultos e 6 euros para crianças até aos 12 anos. Para o piquenique, os adultos deverão pagar 12 euros e as crianças até 12 anos, 5 euros.

Leave a Comment