Viana: Antigas minas de Alvarães acolhem pomar solidário com dedicatórias em 5.000 árvores

Começou esta segunda-feira a nascer, na freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo, o futuro Bosque do Alvito, um projeto solidário e comunitário. O bosque está a ser instalado num antigo terreno da freguesia, degradado por anos de exploração mineira, e vai contar com a plantação das primeiras 1.000 árvores de fruto, todas com direito a nome e uma dedicatória. A iniciativa, promovida pela junta de freguesia local e pioneira no país, envolve a recuperação de uma área de 20 hectares de extração de caulinos, podendo a população eternizar um momento da vida numa placa junto a uma das 5.000 árvores.

O presidente da junta de freguesia de Alvarães, Fernando Martins, explicou que esta “é uma espécie de pomar solidário porque a colheita será doada às nossas instituições sociais e comunitário porque é um projeto que já está a envolver a população e as empresas”. Cada pessoa, personalidade pública, instituição ou empresa pode plantar uma árvore neste bosque, para assinalar algum momento da sua vida ou homenagear outras pessoas. As primeiras 1.000 árvores deste bosque, entre as quais sete espécies de árvores de fruto e várias dezenas de carvalhos para as áreas de sombra, começam a ser plantadas esta semana.

Na terça-feira, 21 de março, o dia mundial da floresta será assinalado pelas 10:30 com 170 alunos do Centro Escolar de Alvarães e da creche da freguesia a plantarem dezenas de árvores deste novo bosque. “Além da vertente da recuperação ambiental, estamos a falar de um projeto que vai permitir criar hábitos saudáveis de alimentação nas crianças, que vão acompanhar todo o processo. Da plantação, a poderem ter o nome numa placa e cuidar das árvores, até à colheita do fruto”, explicou Fernando Martins.

A título individual plantar uma árvore, com dedicatória, terá um custo entre os 15 a 75 euros, dependendo da espécie, ficando todos os restantes encargos na responsabilidade da junta de freguesia que as adquire, planta e garante a sua manutenção.

O Bosque de Alvito será a nova área de lazer na freguesia, com percursos pedestres para passeio ou prática de desporto e uma praça central para realização de espetáculos. Um espaço verde com muito simbolismo, onde para além de contemplar a natureza será possível eternizar um momento especial através da plantação de uma árvore. É ainda possível reservar uma árvore e acompanhar o seu crescimento através da página oficial do Bosque de Alvito na rede social do Facebook.

Notícias relacionadas

Leave a Comment